MENU

sábado, 22 de março de 2014

Tabela de frutose nas frutas de consumo comum





Qual a quantidade de frutas que se pode comer por dia?

Uma pergunta que volta e meia aparece para as pessoas preocupadas em reduzir a quantidade de carboidratos de sua alimentação é a questão das frutas. Embora muitas pessoas ainda possam pensar que aja total liberdade no consumo de frutas, isso está longe da verdade. Sabe-se que em ambientes naturais o acesso das pessoas ao consumo de frutas é relativamente difícil, uma vez que que não existiria a chance de alguém comer a fruta que bem quisesse, todos os dias do mês, todos os meses do ano em um local determinado,  pois cada fruta depende da estação e de localizações geográficas. Obviamente a existência dos supermercados mudou bastante a relação das pessoas com o  consumo de frutas. Mas a regra deveria se manter: frutas locais, na estação do ano adequada.
O principal carboidrato das frutas é a frutose. Recentemente muitos estudos e discussões tem colocado esse carboidrato numa posição desconfortável no que diz respeito a problemas como a diabetes, obesidade, síndrome metabólica e elevação do ácido úrico.
A dra. Jill Tieman, nutricionista clínica, que tem um site interessante: realfoodforager.com publicou uma tabela para facilitar os cálculos de consumo de frutose por dia de acordo com alguns dados mais aceitáveis pela literatura. De acordo com suas pesquisas quantidades maiores do que 50 gramas de frutose por dia são prejudiciais. Muitos autores sugerem um limite de 25 gramas ao dia, mas para pessoas já afetadas por situações clínicas relacionadas com a síndrome metabólica como a esteatose (gordura no fígado) ou altas taxas de ácido úrico, o consumo não deve passar de 15 gramas por dia.
A seguir a tabela que publicou a partir dos autores Richard Johnson e Thimoty Cower (livro: “The Sugar Fix: The High Fructose Fallout that is Making You Fat and Sick”):

Fruta Porção Frutose em g/porção
Limão (lime) 01 unidade média
Zero
Limão siciliano (lemon) 01 unidade média
0,6
Cranberries 01 copo
0,7
Maracujá 01 unidade média
0,9
Ameixa 01 unidade média
1,2
Damasco  01 unidade média
1,3
Goiabas 02 unidades médias
2,2
Tâmara (deglet noor) 01 unidade média
2,6
Melão cantalupo 1/8 tamanho médio
2,8
Framboesas 01 copo
3,0
Clementina (var. tangerina) 01 unidade média
3,4
Kiwi 01 unidade média
3,4
Amora preta 01 copo
3,5
Carambola 01 unidade média
3,6
Cereja doce 01 copo
3,8
Morangos 01 copo
3,8
Cereja azeda 01 copo
4,0
Abacaxi 01 fatia 
4,0
Torange 1/2 média
4,3
Amora vermelha 01 copo
4,6
Tangerina 01 unidade média
4,8
Nectarina 01 unidade média
5,4
Pêssego 01 unidade média
5,9
Laranja 01 unidade média
6,1
Mamão 1/2 médio
6,3
Melão 1/8 tamanho médio
6,7
Banana 01 unidade média
7,1
Mirtilos 01 copo
7,4
Tâmara (medjool) 01 unidade média
7,7
Maçã 01 unidade média
9,5
Caqui 01 unidade média
10,6
Melancia 1/16 unidade
11,3
Pera 01 unidade média
11,8
Passas 1/4 copo
12,3
Uvas sem semente 01 copo
12,4
Manga 1/2 média
16,2
Damasco seco 01 copo
16,4
Figos secos 01 copo
23,0

De acordo com a dra. Jill, o consumo de frutose deve ser delimitado com o consumo de frutas. Por exemplo: o açúcar de mesa - a sacarose tem 50% em frutose. Assim tudo que tiver açúcar pode aumentar a quantidade de frutose ingerida num dia. Por outro lado, não há grande diferença entre o total de frutose que está disponível em refrigerantes e sucos de frutas. Na opinião da nutricionista os sucos de frutas não contam com todo o potencial nutricional da fruta inteira, se tornando apenas numa fonte adicional de carboidratos e devem ser evitados tanto quanto os refrigerantes. 

Espero que essa tabela seja útil para facilitar seu consumo de frutas, que embora deva ser prudente, continua sendo um agradável componente de suas refeições.

Link do texto original AQUI



49 comentários:

  1. costuma se dizer que beber suco de frutas é prejudicial por ser agua com frutose sem as fibras da fruta, mas segundo essa tabela beber suco de LIMA seria totalmente seguro ja que não tem frutose... ou é uma dedução errada???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Essa é a linha de raciocínio! De acordo com essa tabela o suco de lima seria plenamente seguro! (Em todo o caso prefiro um pensamento mais simples: nada é melhor do que a água para matar a sede!). Um abraço!

      Excluir
    2. quando se diz lima se refere a laranja lima, mas ela é tão doce.

      Excluir
    3. Essa é uma dúvida importante. Pelo que estudei a Lima citada nessa tabela é uma variedade cultivada mais na Florida (US), também chamada de Lima tahiti, ou Lima da persia, (persian lime). Mas é muito mais uma variedade de limão do que a nossa laranja-lima.

      Excluir
    4. Aqui no Brasil nos conhecemos como limão-tahiti, o mais vendido e consumido e lima da Pérsia é uma fruta pequena e de casca amarela, são frutas diferentes.

      Excluir
    5. O importante é deixar claro pras pessoas que laranja lima é uma coisa, lima é outra. Quando as pessoas escutam a palavra lima, já associam a laranja lima. E não é. Lima é lima, gente. É diferente.

      Excluir
    6. Limao, lima, laranja lima.

      Frutas diferentes.

      Excluir
  2. Por que aparece o mirtilo duas vezes na tabela com valores diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato! Houve um erro de tradução. O primeiro mirtilo na verdade é o cranberry, e já fiz a correção! Muito grato!

      Excluir
  3. Nao entendi uma questão: patamares seguros de consumo diario sao os 50 ou 25g de frutose ou dos frutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei com essa duvida.

      Excluir
    2. A quantidade citada é sempre em gramas de frutose. A questão diz respeito a segurança geral para consumo desse carboidrato tem como limite 25 gramas. Mas para pessoas com qualquer situação de transtorno metabólico o limite é 15 gramas. Não podemos esquecer que as dietas low carb restringem à 50 gramas o total de carboidratos por dia.

      Excluir
    3. Desculpe se estou mal informado, mas tenho uma dúvida: A direta low carb aplica-se a quem faz academia em média 4 vezes na semana?

      Excluir
  4. Bem, na tabela aparece a porção de frutas e a quantidade aproximada de frutose por porção! A quantidade de frutose é em gramas, a porção de frutas está definida na segunda coluna.Tinha feito uma correção indevida, pois havia um erro de grafia no texto, já corrigido. Grato pela colaboração

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!Ia mesmo te perguntar quanto posso comer de frutas!

    ResponderExcluir
  6. Você sabe a do morango,por favor?Porque não achei e entrei aqui pra procurar exatamente isso!Adorei o blog!Obrigadaa

    ResponderExcluir
  7. boa tarde!

    E a Uva? nao vi na lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar a mesma da uva sem sementes - pelo que investiguei fica ao redor de 12.28 g pelo equivalente a uma xícara

      Excluir
  8. keria saber qual fruta tem o maior teor de acucar e qual tem o menor. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. keria saber qual fruta tem o maior teor de acucar e qual tem o menor. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Aline! A tabela já está organizada nessa ordem, de acordo com unidades de quantia expressa. Na verdade considere que o " açúcar" das frutas é a frutose. A sacarose é um dissacarídeo, e está presente na cana, por exemplo. Mas não está presente nas frutas que estão presentes na tabela publicada. Abraço

      Excluir
  10. Mas gente... Lá em cima, aparece "limão", em português, e ao lado "lime" em inglês... Por isso essa confusão com "lima"... Eu estou entendendo que a fruta com ZERO frutose é o limão e não a lima, que são duas frutas diferentes embora a grafia seja parecida. E outra coisa: tá brabo o negócio, hein! Quem é que come limão ou suco de limão sem adoçar? E se adoçar não recaímos no mesmo problema da frutose? Pelo amor de Deus... Eu procuro semprw informações sobre alimentação adequada e cada vez mais chego a uma conclusão: comer tem que deixar de ser um prazer e vai ter q se tornar única e exclusivamente sobrevivência. Caraca... Se eu comer três porções diárias de frutas, dependendo das frutas, somando a frutose contida vou morrer mais cedo de uma doença qualquer relacionada a isso. Não se pode tomar nem suco mais! Como disse uma amiga minha... Vou morrer de alguma coisa um dia mesmo... Há que se ter prazer na vida! Pelo menos fruta eu vou comer, fala sério! Se comer duas fatias de abacaxi porque fiquei com vontade, um copo de suco de laranja e uma banana no dia estou ferrada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer combater essa conclusão? Academia, corrida; atividade física. É a única maneira de se viver com prazer sem restrições extremas.

      Excluir
    2. limao com agua sem adocar
      depois q acostuma nao quer outra bebida

      Excluir
    3. Se vc pegar 1 limão, cortar em oito pedaços e bater com casca, em 1 litro de água, dar 3 ou 4 pulsadas no liquidificador, vc pode tomar com adoçante, que por sinal é uma delícia, principalmente, se tiver gelado

      Excluir
  11. Mas gente... Lá em cima, aparece "limão", em português, e ao lado "lime" em inglês... Por isso essa confusão com "lima"... Eu estou entendendo que a fruta com ZERO frutose é o limão e não a lima, que são duas frutas diferentes embora a grafia seja parecida. E outra coisa: tá brabo o negócio, hein! Quem é que come limão ou suco de limão sem adoçar? E se adoçar não recaímos no mesmo problema da frutose? Pelo amor de Deus... Eu procuro semprw informações sobre alimentação adequada e cada vez mais chego a uma conclusão: comer tem que deixar de ser um prazer e vai ter q se tornar única e exclusivamente sobrevivência. Caraca... Se eu comer três porções diárias de frutas, dependendo das frutas, somando a frutose contida vou morrer mais cedo de uma doença qualquer relacionada a isso. Não se pode tomar nem suco mais! Como disse uma amiga minha... Vou morrer de alguma coisa um dia mesmo... Há que se ter prazer na vida! Pelo menos fruta eu vou comer, fala sério! Se comer duas fatias de abacaxi porque fiquei com vontade, um copo de suco de laranja e uma banana no dia estou ferrada!

    ResponderExcluir
  12. Mas gente... Lá em cima, aparece "limão", em português, e ao lado "lime" em inglês... Por isso essa confusão com "lima"... Eu estou entendendo que a fruta com ZERO frutose é o limão e não a lima, que são duas frutas diferentes embora a grafia seja parecida. E outra coisa: tá brabo o negócio, hein! Quem é que come limão ou suco de limão sem adoçar? E se adoçar não recaímos no mesmo problema da frutose? Pelo amor de Deus... Eu procuro semprw informações sobre alimentação adequada e cada vez mais chego a uma conclusão: comer tem que deixar de ser um prazer e vai ter q se tornar única e exclusivamente sobrevivência. Caraca... Se eu comer três porções diárias de frutas, dependendo das frutas, somando a frutose contida vou morrer mais cedo de uma doença qualquer relacionada a isso. Não se pode tomar nem suco mais! Como disse uma amiga minha... Vou morrer de alguma coisa um dia mesmo... Há que se ter prazer na vida! Pelo menos fruta eu vou comer, fala sério! Se comer duas fatias de abacaxi porque fiquei com vontade, um copo de suco de laranja e uma banana no dia estou ferrada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,minha mae morreu cm 96 anos,era saudavel comia tudo,meu sobrinho ficou diabetico cm 20 anos de idade. Tudo é uma questao de oeganismo.sem comida nao da pra ser feliz,com fome ficamos mau humorados, acho que o exagero sim é preudicial. A vida é curta e dificil,vamos aproveitar.se vc praticar um exercicio fisico e nao exagerar na alimentaçao, da pra viver tranquilo.Nao comer bem tbm é um exagero.

      Excluir
    2. A diferença está nos alimentos de antigamente...hoje tem muito agrotóxico

      Excluir
  13. Eu li uma vez, qdo meu marido descobriu ser pré diabetico, que o limão tem mais frutose do q o abacate. não sei se está correto, ou a tabela da sua postagem.o fato é, q eu duvido q o limão tenha zero frutose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Grasiele! Lime (limão verde, tem no máximo 0,2 g de frutose, que para todos os efeitos é considerado nulo, pois para 15 gramas no limite diário seria necessário comer 75 limões num único dia! O que convenhamos é muito improvável. O lemon (amarelo, siciliano) tem 0,6. O abacate tem 0,2 g mas tem outros açúcares, totalizando 0,9g. Em termos totais o lime (limão verde) tem a menor quantidade total de açúcares: 0,4g, menos da metade do segundo lugar que é o abacate. Mas, obviamente, ambos muito seguros.

      Excluir
  14. Então encontrei a resposta que buscava.
    Vou preparar meu suco de maracujá sen receio.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Gente eu vi numa palestra que as frutas nós podemos comer sem ter medo porque elas sendo consumida na produção de frutas não tem problema porque elas tem fibra e elas não fazem mal e não sentir muita frutose porque ali ela inteira Nós podemos consumir lá sem problema nenhum mas quando misturamos com água todas as fibras somem e que nem diz esse palestrante frutas podem ser consumidas sem problema porque ela tem várias substâncias que ajuda o nosso organismo a digerir a frutose mas quando misturamos essa fruta com água e fazermos suco natural ela tem um teor maior de frutose aí onde fará mal para o nosso organismo então gente vamos tá pesquisando né bem Estamos bem formados para nós podemos entender fruta não faz mal porque Deus não faz um fruto que fizesse mal para o organismo o que faz mal é você entrar colocar fruta dentro do liquidificador e misturar com a água ainda colocar açúcar e bater e tomar como suco natural isso faz muito mal porque quando tem muita frutose Então vamos eliminar esse de nossas vidas Ok muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade fazer ok com tanta loucura daqui a pouco para de demonizar igual a manteiga e ovos cruzes...

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Oi gente então um suco com frutas faz mal você misturar numa fruta com água e se perde todos os nutrientes fibras todas as vitaminas em teu você acaba tendo uma quantidade de frutose muito grande mas quando consumimos da fruta em pedaços mastigamos não faz mal porque ela contém substâncias de frutose ela contém substância de fibras ajuda o nosso organismo a eliminar essa frutose então não faz mal consumir as frutas inteiras o que faz mal eu tomar suco de frutas naturais e isso é uma quantidade muito grande de frutose Então vamos estar e buscando mais aprender sobre estudar nós não ficarmos desinformados e fazer algum pato ok

    ResponderExcluir
  18. Por favor, você saberia quanto a ameixa seca tem de frutose? Porque estou fazendo a low carb, mas tenho consumido diariamente 3 a 4 ameixas por causa de constipação, será que tem problema?

    ResponderExcluir
  19. Olá. Eu gostaria de saber da graviola.

    ResponderExcluir
  20. Uma endocrinologista disse para mim que o abacate é um dos que tem menos frutose.

    ResponderExcluir
  21. E o amendoim, tem frutose? Quanto?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente não encontrei em lugar algum a quantidade de frutose na acerola. Mas creio que seja baixa em frutose por lógica, devido a ser uma fruta nem um pouco doce. Mas deveria ter essa informação, por ser uma fruta comum!

    ResponderExcluir
  23. Suco de beterraba com couve ou espinafre tem frutose? Faz mal?

    Os sucos de verduras verdes como pepino, couve, coentro hortelã, agrião, tem frutose?

    ResponderExcluir
  24. Fiquei curada da esteatose hepática e emagreci 30 quilos, com um smoothie no café da manhã: 300 ml de coco que eu mesmo preparo, 1 xícara de frutas vermelhas e uma colher de sopa de chia com linhaça. Em menos de seis meses venci tudo que me fazia mal. Então realmente há controvérsias ok?

    ResponderExcluir
  25. De acordo com um trabalho apresentado no 56° congresso brasileiro de química sobre a quantidade de açúcares em oito frutas a Acerola tem 0,58 % de futose.

    http://www.abq.org.br/cbq/2016/trabalhos/9/9416-22944.html

    ResponderExcluir